quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

segurança publica

Foi realizada na noite desta terça-feira (17/06), no Sesc de Nova Iguaçu, a cerimônia em comemoração ao bicentenário da Polícia Civil na Baixada fluminense e a abertura da exposição dos 200 anos da Instituição. Durante o evento, foi entregue a medalha Prima Inter Pares a policiais e personalidades pelos relevantes serviços prestados à Polícia Civil.
O Hino Nacional, interpretado pela Banda da Polícia Militar do Rio de Janeiro, deu início à solenidade. A festividade contou com a participação de cerca de 200 pessoas, entre policiais, autoridades e seus familiares.
- Na Baixada Fluminense iniciamos um treinamento pioneiro na utilização de vídeo-conferência para otimizar a atuação dos policiais civis nessa região, que vem se destacando com inúmeras e eficazes ações de combate à criminalidade - ressaltou o chefe de Polícia, Gilberto Ribeiro, após agraciar com a medalha Prima Inter Pares autoridades do judiciário, policiais e oficiais da Polícia Militar, responsáveis por manter a segurança da população daquele município.
Durante o seu pronunciamento, Gilberto Ribeiro citou a inauguração em breve do novo Instituto Médico Legal (IML) e, futuramente, a renovação do Instituto de Criminalística Carlos Éboli (ICCE).
- Mas de todas as intervenções citadas, nenhuma supera aquela que se refere ao maior patrimônio da Polícia Civil, que é o policial, seja ele agente ou autoridade - frisou o chefe de Polícia, antes de parabenizar os policiais civis pelo bicentenário da Instituição.
O subchefe de Polícia, Ricardo Martins, lembrou com saudade e emoção da época em que era lotado na Baixada Fluminense, e das amizades com autoridades da Justiça, agentes e oficiais da PM, alguns presentes ao evento. “São muitos amigos aqui que compartilharam comigo momentos importantes e que marcaram a minha carreira”, revelou.
O Bispo de Nova Iguaçu, Dom Luciano Bergamin, aproveitou a oportunidade para parabenizar a todos os policiais, civis e militares, e pedir bom senso e propriedade.
- Isso é o que nós esperamos dos senhores e das senhoras, e sabemos que não é nada fácil. Peço a vocês pela defesa e proteção da vida, que é o primeiro e maior dom que recebemos de Deus – ressaltou o bispo, conclamando todos os presentes a rezarem o Pai-Nosso.
Também integraram a mesa solene a chefe de Gabinete da Polícia, delegada Patrícia Alemany; o titular da 59ª DP (Duque de Caxias), delegado Fábio Pacífico Marques, representando o Departamento de Polícia da Baixada, e o diretor do Museu da Polícia Civil, delegado Cyro Advincula.
Sessão